Viver em uma sociedade globalizada e cada vez mais tecnológica impõe muitos desafios. É preciso estar preparado para se adaptar às mudanças e também estar atento ao fluxo cada vez mais acelerado das informações. Para manter-se qualificado é fundamental, antes de tudo, entender a educação como um processo contínuo, uma viagem sem fim: o lifelong learning.

Essa mudança de perspectiva se propõe a ultrapassar uma visão de educação que limita o aprendizado aos sistemas escolares formais — do ensino básico à pós-graduação — para compreendê-la como um processo no qual a aquisição de conhecimentos e habilidades ocorrem ao longo da vida.

No campo profissional, não sabemos ao certo quais ocupações continuarão existindo daqui a alguns anos como são hoje, ou quais novas profissões irão surgir. Isso leva à necessidade de que a pessoa continue aprendendo novas competências e habilidades o tempo todo para estar em dia com essas mudanças, e afasta cada vez mais a ideia de que a educação se encerra no ensino regular.

Diante disso, e dentro da ideia de aprendizagem constante – ou lifelong learning – encontram-se quatro pilares principais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Ou seja, estes princípios se norteiam, basicamente, em atividades autorreflexivas e de avaliação analítica. Outro ponto relevante é a busca por conhecimento voluntária e proativa, o que revela a necessidade de ser um indivíduo cada vez mais autodidata e menos passivo, ao adquirir informação.

Os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para tornar o lifelong learning mais acessível. Graças à popularização dos dispositivos mobile, o ensino, antes restrito ao ambiente formal da sala de aula, ganha novas possibilidades e espaços por meio do e-learning — em português, “ensino eletrônico”.

Realizado a partir de plataformas digitais e 100% on-line, o e-learning é base para o desenvolvimento de novos formatos de cursos on-line, programas de capacitação e até cursos de graduação e pós-graduação a distância. Isso amplia as possibilidades de formação das pessoas, que têm a possibilidade de estudar quando e onde quiser e também definir seu próprio ritmo de aprendizado.

Além disso, a interação propiciada pela internet permite uma modalidade de ensino a distância mais dinâmica, que investe em novas formas de aquisição de conhecimento. Elas ultrapassam a relação professor e aluno e se estabelecem também na troca de experiências e aprendizado colaborativo, princípios fundamentais para o lifelong learning.

Aqui no Evolution Instituto, o nosso propósito é capacitar e atualizar profissionais da área da saúde através de cursos online e presencial, disseminando uma cultura de atualização, inovação e tecnologia, com impacto social. Vamos mergulhar nessa jornada juntos? 

Confira todos nossos cursos online aqui.