A modalidade de educação à distância (EaD) cresce junto com a necessidade de um processo de aprendizado acessível e flexível. Esse modelo de ensino pode ser adotado pelo profissional que busca espaço para dividir os seus conhecimentos e ganhar dinheiro com isso. Mas o processo para montar um curso online pode ser bastante trabalhoso. Sabendo disso, separamos um passo a passo que vai te ajudar a entender como funciona a criação de um curso online do zero.

Planejando seu curso online

Antes mesmo de pensar no conteúdo do curso, é importante planejar e definir as diretrizes. Essa etapa facilita o trabalho subsequente, porque como na idealização de qualquer empreendimento, montar um curso EaD requer organização e visão estratégica.

Tudo começa na pesquisa de mercado. É necessário entender como o meio funciona, analisando a concorrência para encontrar o seu espaço no segmento. Ter definido questões como: valores, método de ensino, formas de divulgação e cronograma do curso vai te ajudar a encontrar os diferenciais necessários para oferecer aos seus alunos.

Entender quem é o seu público-alvo é o segundo passo. Direcionar o conteúdo certo, para as pessoas certas, é o mais importante. Por isso, levante alguns questionamentos sobre o seu cliente em potencial, como:

– Qual é sua faixa etária?

– O que ele espera do curso?

– Quanto ele pode investir?

– Como ele gostaria de aprender?

Respondidas as perguntas, crie um perfil e sempre o leve em consideração quando for necessário tomar qualquer tipo de decisão sobre o seu curso. Essa personificação do público-alvo torna o alcance e impacto do conteúdo muito mais eficiente.

A última etapa do planejamento é a própria estruturação. Mesmo sabendo exatamente sobre o que você vai falar, faz toda diferença entender a melhor maneira de dizer! Um curso deve ser estruturado em tópicos e módulos, com os temas e duração das aulas bem divididas. Dessa forma, seu aluno se sentirá mais seguro ao enxergar o começo, meio e fim do curso.

 

Produzindo seu curso online

Agora que você já planejou todo seu curso é chegado o momento da criação, da mão na massa! Para que o seu curso seja original e de qualidade, busque fontes confiáveis, exemplos práticos, materiais complementares e defina momentos de interatividade. Atualmente, o principal método utilizado em cursos EaD é o ensino por videoaulas, por serem mais dinâmicas e facilitarem a absorção do conteúdo.

Caso queira adotar as videoaulas, priorize a qualidade do seu material. Escolha um bom equipamento de filmagem, crie roteiros que conversem com o público-alvo e se atente ao áudio captado.

A edição da sua vídeoaula também é muito importante. Quando o vídeo gravado tem os cortes na hora certa, a aula fica muito mais dinâmica e de fácil entendimento. Depois da produção, é hora de escolher a melhor plataforma de divulgação.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para montar o seu curso EaD, pode executar todo o processo por conta própria ou buscar uma equipe com experiência para te auxiliar em todo esse processo. O Evolution Instituto é especializado em criar cursos online, desde a pré-produção até a venda. Conte com a nossa equipe! Tire suas dúvidas e conheça mais das nossas soluções, entrando em contato pelo formulário do site, pelo telefone (19) 99935-4665 ou pelo e-mail [email protected]. Com a gente seu curso sai do papel!