Vou contar um pouco da minha experiência ao longo destes 40 anos realizando cirurgias ortognáticas. Quando o paciente vem em nosso consultório pela primeira vez cabe a nós, em primeiro lugar, ouvir com atenção quais são suas queixas e a de seus familiares.

Como posso conseguir isto?

Saliento que você deve aprender a ouvir para então iniciar uma anamnese (pesquisa de estado de saúde do paciente) minunciosa e assim dar início a um planejamento digital, que é a tecnologia mais atual nesta área.

Todo paciente busca pelo menos duas repostas: 1) Qual é o meu problema? 2)Quanto tempo vou levar para tratar? Esses itens são cuidadosamente respondidos ao paciente. Caso isto não seja feito, ele volta para casa cheio de dúvidas e inseguro.

Dentro dos principais objetivos buscados por esta cirurgia estão a funcionalidade, uma oclusão dentária adequada, uma melhora na respiração e uma harmonia facial.

Antes mesmo de começar a ortodontia o paciente deve ser informado de todos os passos do tratamento. Temos que cuidar durante todo o tratamento para que o paciente se sinta sempre seguro. Para conseguirmos esse fato é importante que todo planejamento seja realizado em conjunto com o ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial.

Como podemos conseguir isso?

Trazendo o paciente a nosso consultório a cada quatro meses e posteriormente reanalisarmos o mesmo juntamente com o ortodontista, devemos levar em conta que todos esse planejamento conjunto com o ortodontista pode ser feitos online. Quando chegar a hora da cirurgia, vamos intensificar nossos cuidados em fazer com que o paciente se sinta seguro.

E como vou conseguir isso?

Mantendo o paciente sempre informado sobre os próximos passos do tratamento ortocirúrgico. É nessa hora que o paciente precisa mais de nós. Atualmente com a ajuda dos planejamentos digitais, fica mais fácil para o paciente entender o que será feito durante a cirurgia. O planejamento 3D é então mostrado ao ortodontista, ao paciente e seus familiares. São muito importantes essas participações para a tranquilidade do paciente e tirar qualquer dúvida existente.

Bem, chegou a hora da cirurgia, que cuidados tenho que tomar no dia da cirurgia e no pós-operatório? Isso você verá na minha próxima postagem aqui no Blog Evolution. Aguarde.

Dr. Antenor Araújo

Escrito pelo Prof. Dr. Antenor Araujo – Cirurgião Bucomaxilofacil