Imagine um paciente que está na sala de cirurgia e durante a operação, o médico responsável que já está sendo auxiliado por um robô, pede ajuda a outro profissional (que está em casa) para auxiliá-lo no procedimento. O especialista recebe um código de acesso e com seu joystick via wireless ele “entra” na cirurgia e atua na operação ou realização de exame do paciente? Parece cena de filme de ficção científica, mas é a realidade e se chama medicina do futuro ou #HealthTech.

Ultrassom, endoscopia e cirurgias endoscópicas serão realizadas em breve com equipamentos especiais, os chamados: equipamentos do futuro. A robótica na medicina ajudará os médicos descobrirem cada vez mais cedo as doenças e poderão prevenir o paciente.

A nova tecnologia pode ser um grande avanço para a tecnologia médica, permitindo que pequenos e macios robôs possam conduzir cirurgias importantes em um paciente, assim como já fazem nanorrobôs que passeiam pelo corpo liberando medicamentos ou fazendo a reconstrução de tecidos.

Apesar de todo o avanço tecnológico, a robótica não vai substituir o relacionamento médico-paciente, o atendimento humanizado continuará fazendo parte da medicina do amanhã, pois as máquinas continuarão sendo operadas e dominadas pelos homens. Qual a sua opinião?