Com os avanços tecnológicos que vieram para facilitar o nosso dia a dia, pesquisadores do mundo digital estimam que, dentro de alguns anos, o nível de conhecimento da humanidade será dobrado a cada 73 dias, muito diferente do que ocorria no século passado, quando o conhecimento levava cerca de 150 anos para atingir essa marca. Pensando nisso, você já imaginou como seria o professor do futuro?

“Os professores não têm futuro. Eles são o futuro”.

Em um cenário como esse, cercado de transições tecnológicas, sociais e econômicas, as profissões também passarão por mudanças, que incluirão desde conceitos relacionados ao ambiente de negócios até conhecimentos específicos da área educacional. Antes somente os educadores tinham acesso a informação, até mesmo frequentar escolas ou saber ler era algo reservado para poucos. Nem preciso dizer que agora o cenário mudou drasticamente.

Educadores são profissionais admiráveis, viver levando conhecimento para jovens é o tipo de coisa que deveria ser aplaudida de pé. É claro que eles têm seu papel nessa “escola do futuro”. Para a escola do futuro, o professor se torna líder e educador enquanto estimula a aprendizagem de seus alunos.

Então a nomenclatura de educador transborda para mentor, mediador, curador, engajador, tutor, etc.  Sai o docente que apenas transmite conceitos e definições — afinal, o Google está aí para isso —, entra em cena aquele que se dedica a orientar, criar significados e a contextualizar conhecimentos. agora é quem organiza as trilhas para a aprendizagem, cria conexões reais para o conhecimento.

A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade.

A tecnologia ajudará cada vez mais no processo de aprendizado dos alunos e caberá aos professores conduzirem de forma eficiente essa mudança, como o início de conteúdo híbrido, com a utilização de recursos online e off-line.

Aproveitando o dia de hoje, 15 de Outubro, queremos parabenizar todos os nossos professores que já estão fazendo parte da evolução da educação:

 

1
Olá, como podemos ajudar você?
Powered by