A Odontologia moderna é subdividida em várias especialidades. Saiba mias sobre elas nas explicações abaixo, escritas pelo Prof. Dr. Antenor Araújo.

ODONTOPEDIATRIA

Os primeiros cuidados começam ainda com a atenção desde os bebês até os 3 anos de idade, continuando no acompanhamento dos “dentes de leite” ou decíduos, bem como aplicação de flúor com uma visita ao odontopediatra a cada 6 meses.

ODONTOGERIATRIA

É a especialidade que cuida dos pacientes com idade mais avançada, realizando procedimentos como colocação de próteses, implantes, etc.

DENTÍSTICA – ODONTOLOGIA COSMÉTICA

Esta cuida da manutenção dos dentes em geral, não só no tratamento de restaurações dentárias como também na harmonia dental. Hoje esta especialidade proporciona o tratamento dentário inclusive com a colocação de “lentes” usadas para embelezar os dentes anteriores.

PERIODONTIA

Neste caso o especialista vai cuidar da manutenção das gengivas através de remoção de tártaro e condições como a periodontite, que é a inflamação das gengivas.

ENDODONTIA

São aqueles profissionais que tratam os canais dos dentes quando os mesmos necessitam de obturações, e hoje essa área está tão evoluída que fazem estas obturações através de microscopia.

REABILITAÇÃO ORAL

Muitas vezes as pessoas se descuidam dos dentes, chegando mesmo a perder alguns elementos. Nesses casos, os especialistas em reabilitação oral irão recompor toda oclusão dentária do paciente.

CIRURGIA BUCAL

Esta irá se dividir em outras especialidades como a estomatologia, que busca a prevenção de lesões bucais. A remoção dos sisos e outras cirurgias menores realizadas em consultório ou mesmo nos hospitais. Os especialistas em cirurgia buco-maxilo-facial trabalham em clínicas e hospitais normalmente dando plantões onde são atendidos de emergência aqueles pacientes que sofreram traumas faciais. Nessa área encontramos a CIRURGIA ORTOGNÁTICA que é um trabalho realizado juntamente com o ortodontista, visando harmonizar a face e a oclusão dentária.

ORTODONTIA

Os profissionais dessa área são especialistas na colocação de aparelhos que objetivam estabelecer uma oclusão harmônica e estética através de aparelhos diversos existentes hoje no mercado.

ATM

A disfunção da articulação temporo-mandibular (DTM) é muito comum principalmente nas mulheres, apresentando dores de cabeça, dores na região pré-auricular, artrite e artroses da ATM que podem ser tratadas clinicamente através de tratamento clínico ou artroscopia e discopexia, que são cirurgias indicadas para o tratamento da DTM.

ODONTOLOGIA LEGAL

É a área da Odontologia que orienta os profissionais da forma ética de conduzir seus trabalhos, se inclui nessa área a Odontologia Forense, que colabora com a elucidação de crimes, identificação de cadáveres entre outros.

IMPLANTODONTIA

Hoje é a especialidade que cuida de restabelecer a oclusão pela perda de elementos dentários através de colocação de implantes e enxertos.

PRÓTESE BUCO MAXILO FACIAL

É uma área pouco conhecida da Odontologia que visa corrigir mutilações causadas por remoção de tumores bucais e faciais, confeccionando próteses oculares, bucais, e defeitos ósseos. A evolução é tão grande que hoje existem spas onde o paciente se interna e realiza todo tratamento necessário na maioria das vezes em 2 ou 3 dias.

 

O que pudemos observar nesse artigo é todas as especialidades odontológicas vão trabalhar sempre em conjunto para o melhor bem-estar de nossos pacientes.

1
Olá, como podemos ajudar você?
Powered by